A Importância do Controle de Estoque

Em um mercado globalizado a informatização da cadeia de suprimentos é essencial

por Daniela Camargos, Analista de Negócios Engecompany

O controle de estoque é um processo que deve ser bem gerenciado, pois, quando não administrado adequadamente pode trazer sérios problemas, colocando em risco a saúde financeira de uma empresa.

Em um mercado cada vez mais globalizado a informatização da cadeia de suprimentos tornou-se um fator essencial para as organizações que desejam atender seus clientes no menor tempo possível e ao mesmo tempo querem também eliminar desperdícios e reduzir custos. Para isso, faz-se necessário promover o gerenciamento completo do controle de estoque, tanto para a matéria prima, que irá garantir que não falte material para a produção, quanto para o produto acabado, que irá garantir a entrega para os clientes.

Manter estoques gera custos e reduzir os estoques sem atingir o processo de produção e sem aumentar os custos é uma das grandes dificuldades que as empresas encontram. A gestão de estoques está cada vez mais complexa, o que desperta a atenção das empresas por ser uma atividade difícil para se gerenciar.

O setor de compras e estoque tem um papel importante na administração empresarial. Será através deles que a empresa saberá quanto comprar e qual estoque mínimo de segurança será necessário manter para evitar que faltem produtos e matéria prima, além de evitar investimento de capital em estoques desnecessários.

Portanto, para alcançar esse objetivo será necessário um bom planejamento, com metas a serem alcançadas, clientes satisfeitos, baixo custo e bons resultados para a empresa.
Para alcançar estes resultados os gestores de suprimentos podem contar com o uso da tecnologia como aliada no controle do estoque.

Um bom software de gerenciamento de estoque e compras deve oferecer aos seus usuários controles como requisições, solicitação de compras, cotações e controle de almoxarifados dentre outros processos. O software também deve oferecer relatórios e gráficos que possibilitem aos gestores a análise rápida das informações para auxiliar na tomada de decisões estratégicas consistentes para a empresa.

Sobre a autora:
Daniela Camargos é formada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e trabalha como analista de negócios na Engecompany.
daniela.camargos@engecompany.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>